Sistemas de Abastecimento em São Paulo
O Estado de São Paulo, e principalmente a sua capital têm sentido nos últimos anos uma grande pressão sobre o uso e escassez de água. Os vários sistemas de abastecimentos são gerenciados pela Sabesp, mas dependem sobretudo do nível das chuvas na região dos seus sistemas.
Atualmente, São Paulo é abastecida pelos seguintes sistemas:
Com as fracas chuvas em 2013 e 2014, o sistema Cantareira, o maior de todos os sistemas de abastecimento de São Paulo quase secou. For preciso tomar medidas de redução de consumo de água e aumentar a capacidade do sistema Cantareira indo buscar água ainda mais fundo com novas bombas de extração de água.
Esta crise hídrica pelo menos serviu para consciencializar as pessoas para um uso racional da água e para um acompanhamento maior do estado dos sistemas. Hoje em dia todo o mundo pode monitorar o nível de água em cada um dos sistemas através do site Nível de Água São Paulo que fornece informação diária e atualizada sobre a pluviometria e o nível de cada sistema de água.
É também importante referir que mesmo que chova torrencialmente em São Paulo, isso não significa que os níveis de água dos seus sistemas subam. A água que abastece São Paulo não é captada na cidade e é necessário que chova em cada um dos sistemas para que o seu nível seja reposto.
O Nível dos Reservatórios é composto pelo Nível das Represas de cada sistema de abastecimento de água em São Paulo.